Wojtek Waleczek

Casa Sanguszko Convida

Pianista polones, recital no SESC IPIRANGA, dia 17 de maio 2019 as 21 hora

Dia das Mães

Maio repleto de dias especias na Polonia

 26 de Maio Dia Das Mães 

            Mês            País

  •  3   Março             Geórgia
  • 8   Março   Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Roménia , Moldavia, Butão
  • 21   Março   Egito, Síria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait
  • 7   Abril                                                        Grécia
  • 10   Maio México, Guatemala, Bahrein, Hong Kong, Índia, Malásia, Qatar, Singapura
  • 15      Maio                                                Paraguai
  • 26         Maio                           Polonia                    
  • 27    Maio                     Bolívia, República Dominicana
  • 12          Agosto                                         Tailândia
  • 15  Agosto     Bélgica e Costa Rica (Assunção de Maria)
  • 8   Dezembro                                 Panama    

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a Mãe dos deuses.

 

Dias variáveis no mês

 

  1. Mês       País

 

Segundo Domingo          Fevereiro            Noruega

 

Primeiro Domingo          Maio     Portugal, Lituânia, Hungria, Cabo Verde, Espanha, Moçambique, Angola

 

Segundo Domingo          Maio     África do Sul, Austrália, Bélgica, Brasil, China,Colômbia, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Panamá,Grécia, Itália, Japão, Canadá, Cuba, Países Baixos, Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suíça, Formosa, Turquia, EUA, Venezuela

 

Último Domingo              Maio     França (se coincide com Pentecostes, é transferido para o primeiro domingo de Junho), Suécia

 

Terceiro Domingo           Outubro              Argentina, Bielorrússia

 

Início do Mês    Outubro              Índia

 

9 DE MAIO

fonte internet

3 de Maio

A Constituição Polonesa de 3 de maio de 1791 (polonês: Konstytucja Trzeciego Maja) é considerada a primeira moderna constituição nacional codificada da Europa assim como a segunda mais antiga no mundo. Foi instituída por Ato de Governo (polonês: Ustawa rządowa) aprovada naquela data pela Sejm (parlamento) da República das Duas Nações. Ela foi idealizada para reparar defeitos políticos há muito tempo existentes na federativa República das Duas Nações e sua Liberdade dourada. A Constituição introduziu a igualdade política entre as "pessoas comuns" e a nobreza (szlachta) e colocou os camponeses sob a proteção do governo, para desse modo atenuar os piores abusos da servidão. A Constituição aboliu perniciosas instituições parlamentares como, por exemplo, o liberum veto, que havia colocado a sejm a mercê de qualquer deputado que pudesse votar, ou ser subornado por um interesse ou força estrangeira, desfazendo toda a legislação que tivesse sido aprovada por aquela sejm. A Constituição de 3 de maio buscou suplantar a anarquia existente nutrida por alguns dos magnatas reacionários do país, com uma monarquia constitucional igualitária e democrática.

Jan Matejko

A adoção da Constituição de 3 de maio provocou uma reação de hostilidade por parte dos vizinhos da República. Na Guerra em defesa da Constituição, a Polônia foi traída pela sua aliada a Prússia de Frederico Guilherme II e derrotada pela Rússia Imperial de Catarina, a Grande, aliada com a Confederação Targowica, uma conspiração de magnatas poloneses que se opuseram às reformas que poderiam enfraquecer suas influências. Apesar da derrota e a subseqüente Segunda partição da Polônia, a Constituição de 3 de maio influenciou os movimentos democráticos posteriores no mundo. Permaneceu, após o desaparecimento da República em 1795, pelos próximos 123 anos das partições polonesas, um ideal a ser atingido na luta para se conseguir o restabelecimento da soberania polonesa.

fonte internet

2 de Maio

Dia da Bandeira e da Constituição Polonesa

No dia 2 de maio é comemorado o dia da Bandeira Polonesa e no dia 3 de maio, feriado nacional, é comemorada a Constituição Polonesa.

A bandeira da Polônia consiste em duas faixas horizontais de igual largura, a parte superior um branco eo vermelho inferior.

As duas cores são definidas na constituição polonesa como as cores nacionais.

Uma variante da bandeira com o brasão de armas no meio da faixa branca é legalmente reservado para uso oficial no exterior e no mar.

Uma bandeira similar com a adição de uma andorinha-cauda é usada como insígnia naval da Polônia.

Branco e vermelho foram adotadas oficialmente como cores nacionais em 1831.

Eles são de heráldica origem e derivam das tinturas (cores) dos brasões das duas nações constituintes da República das Duas Nações, ou seja, da Águia Branca da Polônia e do perseguidor do Grão-Ducado da Lituânia, um cavaleiro branco equitação um cavalo branco, tanto em um escudo vermelho.

Antes disso, soldados poloneses usavam cocares de várias combinações de cores.

A bandeira nacional foi adotado oficialmente em 1919.

Desde 2004, o polonês Dia da Bandeira é comemorado em 02 de maio.

10 de abril

A nove anos ......

96 pessoas, 

 

 

pol2 Lech Kaczynski10/04/2010 - O presidente da Polônia, Lech Kaczynski, morreu na queda de um avião, na região do aeroporto de Smolensk, no oeste da Rússia, informou o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Polônia, Piotr Paszkowski. Havia 97 pessoas a bordo, segundo as autoridades russas, e ninguém sobreviveu. Não há ainda informações precisas sobre as circunstâncias da queda da aeronave, um Tupolev TU-154, que decolou de Varsóvia. As autoridades locais informam que o avião caiu cerca de 1,5 km do pouso, durante manobra de aproximação ao aeroporto de Smolensk. O acidente ocorreu às 10h50 locais 

Primeiro dia de primavera..

Em março, (pierwszy dzien wiosny – primeiro dia de primavera, e 21 ) quando o gelo derrete nos rios poloneses, os jovens cultivam um antigo costume eslavo, onde preparam a Marzanna, uma boneca de palha, com roupas coloridas,  que é levada, entre risos e deboches, ao rio para ser queimada e jogada em suas águas, com isso todos se despedem do rigoroso inverno. Era também a garantia de sorte e abundância para o ano todo.  Este antigo costume eslavo ainda sobrevive em várias regiões da Polônia. 

 

 

 

 

Barbórka

BARBÓRKA

Dia 4 de dezembro e celbrada na Polonia a festa de Santa Barbara padroeira dos mineiros chamada Barborka. Na Polônia especialmente, na Silésia , onde o trabalho de mineiro ocupava muitos homens no passado, Barborka foi uma ocasião festiva para todos os trabalhadores e também para as suas famílias : Missas com procissões e concertos para pedir a proteção da Santa. Jantares dançantes  para comemorar e agradeçer por estar vivo...

 

 

 

 

 

 

 

 

fot internet

Dia 1 de Novembro

Esta chegando dia 1 de Novembro, Wszystkich Swietych, os cmiterios na Polonia, mudam de "cor" de lugar cinzento e meio assombril, eles começam a receber muitas e muitas visitas, os tumulos passam por processo de limpar e arrumar, colorido dos flores e velas mudam a paisagem, familhas inteiras comemoram esse dia a memoria dos antepassados.

Casa Brasileira

CASA SANGUSZKO CONVIDA

Sub-categorias