25 anos Polônia Livre

Polska Livre 25 anos – celebração da liberdade que mudou a Europa
25 anos atrás, graças às eleições parlamentares de 4 de junho de 1989, os poloneses removeram do poder o autoritarismo comunista, e na Europa Centro-Oriental iniciou-se uma avalanche de mudanças. Por essa ocasião, em Varsóvia no dia 3 de junho, será entregue pela primeira vez o Prêmio Internacional Solidariedade Lech Walesa.
“Não existe liberdade sem Solidariedade” – esta frase, há 25 anos, era conhecida por todos os poloneses. Como resultado das negociações entre a oposição democrática ligada ao Sindicato Independente Solidariedade, presidido por Lech Walesa, e o governo comunista, realizadas na mesa redonda que terminou em abril de 1989, foi decidido que na Polônia irão ocorrer as primeiras eleições parlamentares pluralísticas após a 2ª guerra mundial.
O acordo de ambas as partes previa a eleição livre para o Senado. Entretanto nas eleições para a Câmara dos Deputados, a oposição podia contar somente com 35 porcento dos mandatos, e 65 porcento era garantido aos comunistas e seus aliados. Apesar desta configuração, as eleições realizadas em 4 de junho de 1989 terminaram com uma vitória decisiva da oposição concentrada ao redor do Comitê Civil e de Lech Walesa. Ela alcançou 99% dos lugares no Senado e todos os possíveis mandatos no Sejm. Neste dia os poloneses escolheram a liberdade e os comunistas perderam o poder no país.