Rainha da Polonia

Dia de festa 26 de agosto..

A Senhora Negra, (Matka Boska Czestochowska) foi pintada por São Lucas, o Evangelista,:e foi ao pintar o quadro, que Maria disse a ele sobre a vida do Jesus, que mais tarde foi incorporado ao seu evangelho. A proxima vez que ouvimos falar sobre a pintura foi em 326 D.C quando Santa Helena em Jerusalem deu um quadro ao seu filho Constantine que tinha construído um santuário em Constantinopol. A pintura foi conservada por outras pessoas ate 1382 quamdo invasores tataros atacaram a fortaleza do Principe Ladislau onde a pintura estava localizadca. Uma seta dos tártaros atingiu a garganta de Nossa Senhora. O príncipe transferiu a pintura para a igreja de Czestochowa na Polonia.

Em 1430, a igreja foi invadida e um saqueador atingiu a pintura duas vezes com a espada, não consegiu a terceira, ele caiu no chão e morreu..

Em 1655 um pequeno grupo de defensores poloneses foi capaz de expulsar um exercito muito maior de ivasores suecos do santuário. No ano seguinte, a Santissima Virgem foi aclamada Rainha da Polonia pelo Rei Casimir.