Natal 2017

Independência da Polônia 99 anos

Quando depois de 123 anos de ocupação a Polônia recuperou sua independência
em 11 de novembro de 1918, sentia-se o clima de euforia nas ruas das
cidades polonesas. Neste dia a Alemanha assinou o armistício e o Conselho de Regência
da Polônia entregou a Józef Piłsudski o poder civil e militar.

A recuperação da independência em 1918 foi possível graças à persistência e sacrifícios da parte ativa da população polonesa, que durante os tempos de ocupação transmitiu às novas gerações de poloneses o amor e a conservação da língua e cultura polonesa nacional. A primeira grande guerra trouxe também as favoráveis circunstâncias internacionais, nas quais os ocupantes da Polônia tornaram-se adversários. Os iluministas representantes da cultura polonesa contribuíram de modo significante na luta pela independência, por exemplo, o pianista e compositor Ignacy Jan Paderewski negociava com os políticos ocidentais o apoio para a causa polonesa. Em resultado destes esforços, o Presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, reconheceu a reconstrução da Polônia soberana como uma das condições importantes para manter a paz duradora na Europa.

O mês de novembro de 1918 marcou o início da reconstrução da Polônia independente, da luta pelas suas fronteiras e pelo reconhecimento internacional. O fim da primeira guerra mundial não significou ainda a paz para os poloneses: os conflitos com os países vizinhos e a guerra com a Rússia Bolschevica nos anos 1919-1920 exigiram muitos sacrifícios em prol da pátria recém-recuperada. Apesar das dificuldades externas causadas por mais que 120 anos de ocupação estrangeira, os poloneses construíram com êxito um novo e moderno país. Infelizmente, a explosão da segunda guerra mundial em 1939 anulou, por quase meio século, o sonho da liberdade.

O Dia da Independência é comemorado desde 1920, e foi reconhecido como Data Nacional em 1937. Proibida durante a ocupação nazista e nos tempos do regime comunista, voltou a ser celebrada no ano de 1989. As comemorações do Dia da Independência são celebradas anualmente na Praça J. Pilsudski em Varsóvia, com a participação das mais altas autoridades, assim como nos tempos da II República (antes de 1939).

Cantores Poloneses

Casa Sanguszko Convida

Recital Grzegorz Niemczuk SESC

Casa Sanguszko Convida

15 de Agosto

Dia 15 de agosto e feriado na Polônia

Na Polônia  Dia do Exército é um feriado nacional para comemorar a vitória polonesa na batalha de Varsóvia em 1920., travada dentro da guerra polaco-bolchevique. Esta festa introduzida pela Lei do Parlamento polaco em 30 de Julho de 1992. É um dia de folga do trabalho.

15 de agosto na Igreja Católica é um feriado muito importante comemoração da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria. De acordo com o cânone da fé KK Maria, mãe de Jesus estava no fim da vida terrena levado para o Céu, corpo e alma. Na Polónia e em muitos países europeus para honrar a Virgem Maria escolhida como padroeira da terra e vegetação.

Sub-categorias